quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Prazer e Felicidade

Tenho certa dificuldade com algumas palavras. Entre elas, por exemplo: amor e felicidade. No momento vou me ater a palavra felicidade, porque a ela se associa, na minha compreensão, à busca do prazer, tema que foi abordado no texto que li e me fez pensar (http://pordentrodoser.blogspot.com).

Com muita freqüência vejo tentativas de se definir a felicidade, basta ver a quantidade imensa que se tem de livros que esse tema está presente. Para mim, é exatamente essa a grande falha: conceituar a felicidade.

Transitamos no campo das palavras, nessa tentativa de transmitir, geralmente, uma coisa que só se faz idéia do que seja, flanamos. Acredito que a felicidade exista realmente, mas não acho que ela seja fácil de ser vivida, embora também ela seja extremamente simples. Seria como uma jóia que está em nossas mãos, mas não a reconhecemos porque se encontra encrostada por sujeiras. Nessa (e noutras) tentativa de conceituar, pelo menos para mim, também soa falso porque na maioria das vezes não acho que quem está falando o que é felicidade saiba realmente do que se trata. Até porque acredito que o estado de felicidade é permanente. Se não for permanente é porque é uma alegria, um prazer, um divertimento, uma satisfação, uma saciedade, uma euforia, um bem estar, um desfrute, seja lá o que for que seja sendo passageiro, não é felicidade. E esse suposto estado de felicidade não tornaria seu portador uma criatura alienada. Bom, mas o que é felicidade? Humm... eu só sei o que não é, e também acho que se soubesse não iria poder dizer, estaria me contradizendo. Hhahha...

Certa vez ouvi: ‘Tente descrever o sabor do chocolate para alguém que nunca saboreou um! Você dirá que é doce. Que é macio. Que derrete na boca. Que tem um aroma agradável. Zilhões de coisas poderão ser ditas nessa tentativa. Mas só quem realmente provou, quem teve essa experiência, saberá.’ Detalhe, o chocolate acaba e a felicidade não (essa que eu não conheço) é permanente, porque ela é um estado de total contentamento. Se, se está completamente satisfeito o que pode se desejar? Bem, acho que temos uma pista, a realização total dos desejos ou o aniquilamento deles. Difícil né? Bom, mas é nisso que eu acredito.

A felicidade é uma experiência, e como tal só pode ser vivida e não existe dimensão no campo das palavras para que ela possa ser expressa e assim possa se ter a real compreensão do que ela é.

Enquanto isso, nos entretemos distraidamente com as alegrias aleatória, prazeres fulgazes, diversos divertimentos... um bom vinho, uma boa refeição, boas companhias, bom papo, etc, etc, etc. Tudo isso nos ajudará a aplacar as pequenas tristezas e os pequenos sofrimentos.

2 comentários:

  1. Pronto, você não pode mais se esconder!!! rsrsrs Está descoberta!!!
    Parabéns menina, lembro muito bem da sua timidez para fazer uma pergunta e agora já tem blog próprio, é isso aí! Gostei!

    Chico Abelha!

    ResponderExcluir
  2. Você foi meu grande incentivador!
    É uma daquelas raras pessoas que aparece e mostra muita luz!
    Obrigada pela pessoa tão legal que você é.

    ResponderExcluir

Topo