sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ANGÚSTIA X FANTASIA

Após ler o texto ANGÚSTIA X FANTASIA postado no Blog por dentro do ser (http://pordentrodoser.blogspot.com) fiz o comentário que se segue:

É exatamente assim que nos comportamos. Parece que temos que ter algo para nos entreter e de preferência que sejam “problemas” para resolver, se envolver ou simplesmente para se queixar. Isso de certa forma passa a idéia que a felicidade é efêmera e a infelicidade permanente, e que é assim que preferimos viver. Uma fantasia é mais gratificante, o conforto estável sugere acomodação.

Outro dia assisti uma palestra do Flávio Gikovate, ele dizia que as relações mais conflituosas eram as que tinham mais sexo, isso em resposta a perguntas que foram feitas que se referiam a pessoas que se amavam, que estavam bem financeiramente e tudo mais estava bem, mas que a vida sexual estava empobrecida. Parece que assim como nas novelas a tranqüilidade não atrai, não encanta.

Acredito que funcionamos de um modo que não entendemos. Somos atores, nos envolvemos tanto em nossos papeis e não lemos o ‘script’. Ter a consciência de quem somos e porque somos como somos pode facilitar nossa busca em resposta às nossas atitudes confusas, isso quando buscamos e queremos nos conhecer. A nossa grande ignorância acerca do que nos tornamos nos impede de ter clareza e de não sermos contraditórios.

De fato viver implica em sofrimento e o nosso aprendizado é atravessar a vida vivendo, porque enfim, a “normalidade” não cabe a ilusão da ausência completa de tormentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo