sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Cuidar ou ser cuidado


Lendo a publicação "Cuidar ou ser cuidado" do blog: http://pordentrodoser.blogspot.com.br, fiz um comentário e compartilho aqui.

 

Acho que sempre existe uma justificativa para sermos como somos.


A família, o meio em que estamos inseridos, a época em que nascemos e uma série de coisas que vemos, tocamos, ouvimos, sentimos... Nossas experiências de um modo geral. Olha que ainda tem aqueles que dizem que temos influência de vidas passadas! 


Assim sendo, somos realmente o produto de tudo que nos cerca. Mesmo quando não gostamos de nossas referências ou quando as reforçamos.
Não acredito que nos construímos sozinhos e que nos fazemos por nós mesmos.
Muito de nós bate no peito e diz: ...porque eu sou assim! Mas, e porque somos assim? E será que somos o que pensamos ser?
Minha opinião é que de fato, nem sabemos como somos. Os outros nos ajudam a nos perceber e às vezes nem isso acontece.
O autoconhecimento é uma tomada de consciências que nos apropriamos por deliberada vontade. E por ser dolorido, é melhor não ter consciência de si...
Voltando-me para o fato do cuidador e cuidado, é um dos assuntos que revela muito sobre as pessoas. E como foi dito por você, Leila, é o encaixe perfeito quando há esse encontro. O desejável é que esses encontros sejam saldáveis, do contrário é provável que essa relação gere uma codependência que é o que acontece em muitos casos.

 

9 de setembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo