domingo, 18 de março de 2012

Angustia X Fantasia





Li o texto Angustia X Fantasia, do blog Por dentro do ser, de Leila Viana.  É um texto de julho de 2009: http://pordentrodoser.blogspot.com.br/2009/06/angustia-x-fantasia.html?spref=fb     Essa leitura levou-me naquele momento algumas reflexões, que hoje ao reler continua fazer  todo sentido.
Assim segue meu comentário:






É exatamente assim que nos comportamos.
Parece que temos que ter algo para nos entreter e de preferência que sejam “problemas” para resolver, se envolver ou simplesmente para se queixar. Isso de certa forma passa a ideia que a felicidade é efêmera e a infelicidade permanente, e que é assim que preferimos viver. Uma fantasia é mais gratificante, o conforto estável sugere acomodação.
Outro dia assisti a uma palestra do Flávio Gicovate, ele dizia que as relações mais conflituosas eram as que tinham mais sexo, isso em resposta a perguntas que foram feitas que se referiam a pessoas que se amavam, que estavam bem financeiramente e tudo mais estava bem, mas que a vida sexual estava empobrecida.
Parece que assim como nas novelas a tranquilidade não atrai, não encanta.
Acredito que funcionamos de um modo que não entendemos.
Somos atores, nos envolvemos tanto em nossos papeis e não lemos o ‘script’.
Ter a consciência de quem somos e porque somos como somos pode facilitar nossa busca em resposta às nossas atitudes confusas, isso quando buscamos e queremos nos conhecer.
A nossa grande ignorância acerca do que nos tornamos nos impede de ter clareza e de não sermos contraditórios. De fato viver implica em sofrimento e o nosso aprendizado é atravessar a vida vivendo, porque enfim, a “normalidade” não cabe a ilusão da ausência completa de tormentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo