sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Considerações sobre *Conscientizar-se

 * http://pordentrodoser.blogspot.com.br/2014/12/conscientize-se.html

Excelente reflexão!  Faço algumas considerações a algumas palavras, que fora do domínio profissional tornam-se precisas ou expansivas. Mas, que não altera em nada ou quase nada, tudo que foi observado no texto ‘Conscientizar-se’.

Como terapeuta você diz que nesse processo o primeiro passo é conscientizar-se. Fora do setting, no meu olhar, vem primeiro a vontade (palavra também muito abrangente) ou a aceitação, ou a coragem. Muitos têm plena consciência, de todo embrólio de sua vida, mas tem uma ‘vontade’ bem conveniente. Acreditam ser um bom diretor e não um mero ator, como os demais, no teatro da vida.

Fazer terapia dói muito, mesmo. E nesse lugar não dá pra administrar ou ‘dirigir’ a angustia. O desconforto é tão grande que para alguns é melhor desistir. E nem a plena consciência de toda a necessidade de trabalhar o que deve fazer para melhorar não é o bastante para fazer algo.

Assim como você deu o exemplo de uma leitura mais aprofundada sobre um assunto, para depois partir para uma ação baseada numa lógica, que leva a um comportamento fundamentado em princípios racionais, teorias, amparo científico, conhecimento consciente etc., darei alguns contraexemplos. Digo, que mais que conscientizar, deve haver algum outro ingrediente para se tornar gatilho dessa ‘consciência’ e transforma-la em movimento.

Você já viu diabético que não se cuida? Pessoas que transam sem camisinha, que engravidam ou se arriscam nas DSTs? Mulher que apanha e não larga o marido? Etc. etc. etc.  Será que são casos de inconsciência?

Não satisfeita fui ao pai dos burros:    

consciência 
cons.ci.ên.cia 
sf (lat conscientia) 1 Capacidade que o homem tem de conhecer valores e mandamentos morais e aplicá-los nas diferentes situações. 2 Rel Testemunho ou julgamento secreto da alma, aprovando ou reprovando os nossos atos. 3 Cuidado extremo com que se executa um trabalho. 4 Honradez, retidão. 5 Conhecimento.6 Psicol Percepção imediata da própria experiência; capacidade de percepção em geral. Com a mão na consciência: com sinceridade. Meter a mão na consciência: examinar bem os próprios atos ou sentimentos. Ter consciência:ser incapaz de uma indignidade. Ter a consciência elástica: não ser muito escrupuloso. Ter a consciência limpa: estar convencido de haver procedido bem.


Acredito que a consciência é necessária, mas não o suficiente.  Como você fala, muito depende da pessoa, conscientizar-se e movimentar-se. Digo que com terapia é sofrido, sem terapia é difícil começar o movimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo