sábado, 24 de dezembro de 2011

Porque tê-los?



Oi  Jú!

Parece lincado de alguma forma na mente das pessoas, que as mulheres têm que ter filhos.  E que só serão felizes se tiverem. Geralmente esse filho tem que ser biológico, não vale se for adotado.

Parece que existe uma consciência coletiva que fala: ‘as que não têm filhos são frustradas!’ Talvez porque passe a idéia de que não tiveram de fato um homem, sei lá!

Assim, passamos a acreditar em vários desses mitos impostos por uma sociedade machista/ opressora. Mesmos as mais escolarizadas e esclarecidas das mulheres, acredite, acreditam.


Conheço pessoas que ao ver que seus relógios biológicos estão se esvaindo procuram desesperadamente a maternidade e usa para isso todos os recursos possíveis ao seu alcance. Inseminação para os mais sofisticados, ou mesmo engravidar sem que o parceiro esteja de acordo, mesmo ele sendo casado já  tendo família, vale tudo! Não importa!

Coloco esse pessoal no mesmo nível daquelas pessoas que compram compulsivamente tudo que pode ser uma referência de status. No mesmo nível das que compram bicho de estimação e com muita tranqüilidade se desfazem quando isso não comporta mais na sua rotina. Porque na verdade, isso, são ‘coisas que se deve ter’.

Não sei como seria minha vida hoje, sem minhas filhas. Não dá pra se navegar na possibilidade do “SE”.

Fiquei grávida por que eu e o pai delas concordamos. Não tenho referência  de amor que não seja o que sinto por elas, mesmo não sendo o melhor modelo de mãe.

Tenho muita pena das crianças, talvez fosse melhor dizer compaixão. Porque vejo as pessoas ditas adultas muito infantilizadas, brincado de casinha e tenho filhos como se fossem bonecas, tudo para mostrar que a vidinha está de acordo com  o manual da família feliz.


6 comentários:

  1. Meus filhos são tudo pra mim. Tento conviver em harmonia com eles.


    Bjos Luzia

    ResponderExcluir
  2. Olá Luzia!
    Acredito que assim como você, a maioria das mulheres ama os filhos. O chato é ter como ‘obrigação’ ter filhos.
    Obrigada pelo seu comentário é sempre muito bom ouvir.
    Abraços.
    Jacqueline.

    ResponderExcluir
  3. Jaque, eu tenho uma capacidade, acredito que boa, de respeitar muito os desejos dos outros. A sociedade enquadram bem as coisas e as pessoas alimentam a coisa do que não está dentro do quadrado não é normal. Meu marido não concebe a idéia de um casal não querer ter filhos, eu acho ABSOLUTAMENTE NORMAL, embora tenho e teria se não tivesse. Mas também adotaria, não precisava ser algo biológico(estou na campanha aqui em casa para adotar o segundo). E entendo muito bem as mulheres que querem, e não abrem mão, de gerar,precisam se sentir, precisam ter algo que saiam delas...tudo pra mim é compreensível. Sou super a favor de quem prefere ter bichos, eu prefiro os filhos, mas entendo quem quer ter bichos. Tudo é uma questão de necessidades. Beijos. Tem tempo que não passo por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Leila
    Se todos fossem iguais a você. Que maravilha, viver...
    Seria mesmo uma maravilha! Você tem, penso, uma opinião muito sensata. O que me deixa “assustada” é a OBRIGATORIEDADE.
    Obrigada por passar por aqui.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. oi Jacqueline, amei seu cantinho, vc escreve com simplicidade e coração, vou estar sempre por aqui...meu blog é sobre Adoção, passa lá! bju!

    ResponderExcluir
  6. Olá Jussara !
    Obrigada pelo carinho.
    Agora estou seguindo seu blog.
    A gente tá sempre aprendendo quando se dispõe a ouvir com o coração.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Topo