terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS

Simples assim!

O que você escolhe:

Sofrer ou ser feliz?

Férias ou trabalhar?

A prosperidade ou a pobreza?

Ser ignorante ou sábio?

Ser uma galinha ou uma água?

Um banho de piscina ou carregar pedras?


Mas porque você escolheu isso em vez daquilo?

O que pode influenciar nossas escolhas a se tornarem as nossas escolhas?

Quem é esse Eu que se afirma para escolher?


Uma vez uma amiga do YuBliss me disse: ‘nos dizem que somos aleijados, nos dão muletas, e acabamos aceitando o rótulo e o falso apoio’. Assim acreditamos e aceitamos o que nem julgamos se é bom ou não, apenas recebemos, não é assim?

Fazemos, pensamos, falamos, agimos, sem nos dá conta de onde surgiu tudo que achamos que somos e o que queremos realmente.


O que a gente faz com o que fazem ou fizeram da gente?

Que liberdade de escolha eu tenho?

Tenho liberdade de escolha?


Repetimos tantas vezes um comportamento que ele se torna habito. É como quando se cria uma mentira e de tanto repetir começa-se a creditar nela. Depois dizemos: Eu sou assim, sou dessa maneira! O que acontece é, que ao longo dos nossos dias vamos nos tornando o que somos e passamos ser. Acabamos por nos tornar assim. Mas nem percebemos o que nos tornamos, como nos tornamos ou porque nos tornamos. Simplesmente nos tornamos, automaticamente.


Para perceber o que somos é preciso nos auto avaliar, essa é a primeira escolha lúcida. É querer se conhecer de fato. De outra forma nos enganaremos já que temos nossas próprias idéias como referencias.


Assim nossas escolhas são influenciadas por nossas tendências. Mas esse mergulho é angustiante e é mais uma escolha que precisa ser feita: A angustia ou num estado que não é auto reflexivo?


A angustia é provocada pela auto consciência. O estado que não é auto reflexivo proporciona o conforto de ficar bem sem mexer em nada, ficar como se está, afinal é melhor ficar num terreno conhecido e não se arriscar

.

Seguimos com nossas fantasias. E quando cansamos de segui-las aparecem os problemas. Somos nós mesmos quem criamos nossos problemas quando cansamos de seguir nossas fantasias.


Mesmo que se escolha ir para a piscina as pedras continuaram lá.


A vida é feita de escolhas? Humm... Vejo que pode ser que nossas escolhas é quem nos escolhe.




2 comentários:

  1. eu sempre escolho o melhor; ainda que eu não saiba fazer melhor ainda... rs
    o melhor está sempre com cada um...

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris!
    Essa é uma boa maneira de se conduzir... Adimiro sua forma de pensar.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Topo