segunda-feira, 20 de setembro de 2010

TUDO nos ensina

A gente aprende, com o tempo, algumas sabedorias.

É como se só o tempo pudesse nos ensinar, ou dito de outra forma, com o tempo a gente aprende.

Penso que em todo momento temos oportunidade de experimentar pequenos flachs que nos seriam muito proveitosos se tivéssemos condições para assimilá-los e poder incorporar à nossa maneira de ser. Mas isso só ocorre, só incorporamos, quando estamos mais velhos, e, é por isso, que associamos à sabedoria ao tempo. Será que a idade nos dá mais clareza? Quanto a isso não tenho certeza, porque tem gente que não envelhece. Tem aqueles que envelhecem, mas não aprendem. Tem os que se recusam envelhecer e os que não querem aprender. Então... Não é regra.

Sou partidária da frase que fala: Não é a quantidade que faz melhor (pode até ajudar...), é a qualidade que faz a diferença.

Há um momento, um instante, uma fração de segundos, um clic... Em que algo nos toca e nos abre uma fresta na direção de certa sabedoria. Na verdade, ela sempre esteve ali, diante de nós, exibida e sem pudor. Mas, nós só a percebemos ou podemos vê-la no momento “x”, é quando dizemos pra nós mesmos: eu já sabia disso! No entanto, só a partir dali parece ficar nítido. Penso que dessa mesma forma acontece os nossos insights. Esse é o instante que fazemos contato direto e lúcido com a sabedoria. Então, assim temos oportunidade de aprender.


4 comentários:

  1. legal, é mesmo, quando estamos passando por determinado momento, ou vivendo uma transformação não percebemos, nem sempre paramos pra analizar...A quantidade de experiência não significa mesmo o numero de aniversários, como você frisou e como diria Simone Beauvouir em seu livro a velhice, uma pessoa idosa também passa por conflitos e erra tanto quanto um jovem ou adulto, não é bom camuflarmos os conflitos que estas passam só para evitar citálos...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou.
    Quanto tempo! Saudade! Vamos nos visitar mais.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Topo