Simples assim!
O que você escolhe:
Sofrer ou ser feliz?
Férias ou trabalhar?
A prosperidade ou a pobreza?
Ser ignorante ou sábio?
Ser uma galinha ou uma água?
Um banho de piscina ou carregar pedras?
Mas porque você escolheu isso em vez daquilo?
O que pode influenciar nossas escolhas a se tornarem as nossas escolhas?
Quem é esse Eu que se afirma para escolher?
Uma vez uma amiga do YuBliss me disse: ‘nos dizem que somos aleijados, nos dão muletas, e acabamos aceitando o rótulo e o falso apoio’. Assim acreditamos e aceitamos o que nem julgamos se é bom ou não, apenas recebemos, não é assim?
Fazemos, pensamos, falamos, agimos, sem nos dá conta de onde surgiu tudo que achamos que somos e o que queremos realmente.
O que a gente faz com o que fazem ou fizeram da gente?
Que liberdade de escolha eu tenho?
Tenho liberdade de escolha?
Repetimos tantas vezes um comportamento que ele se torna habito. É como quando se cria uma mentira e de tanto repetir começa-se a creditar nela. Depois dizemos: Eu sou assim, sou dessa maneira! O que acontece é, que ao longo dos nossos dias vamos nos tornando o que somos e passamos ser. Acabamos por nos tornar assim. Mas nem percebemos o que nos tornamos, como nos tornamos ou porque nos tornamos. Simplesmente nos tornamos, automaticamente.
Para perceber o que somos é preciso nos auto avaliar, essa é a primeira escolha lúcida. É querer se conhecer de fato. De outra forma nos enganaremos já que temos nossas próprias idéias como referencias.
Assim nossas escolhas são influenciadas por nossas tendências. Mas esse mergulho é angustiante e é mais uma escolha que precisa ser feita: A angustia ou num estado que não é auto reflexivo?
A angustia é provocada pela auto consciência. O estado que não é auto reflexivo proporciona o conforto de ficar bem sem mexer em nada, ficar como se está, afinal é melhor ficar num terreno conhecido e não se arriscar
.
Seguimos com nossas fantasias. E quando cansamos de segui-las aparecem os problemas. Somos nós mesmos quem criamos nossos problemas quando cansamos de seguir nossas fantasias.
Mesmo que se escolha ir para a piscina as pedras continuaram lá.
A vida é feita de escolhas? Humm... Vejo que pode ser que nossas escolhas é quem nos escolhe.
eu sempre escolho o melhor; ainda que eu não saiba fazer melhor ainda... rs
ResponderExcluiro melhor está sempre com cada um...
Oi Cris!
ResponderExcluirEssa é uma boa maneira de se conduzir... Adimiro sua forma de pensar.
Bjs.